Configurações | Como consultar as taxas da transação?
Cada transação tem uma cobrança de taxas acordada no momento da sua contratação com o Pagar.me. Para verificar essas taxas, basta acessar a página Configurações > Taxas e Serviços.
São praticadas 5 cobranças sobre as transações: taxa administrativa (MDR), taxa de boleto, taxa de gateway, taxa de PIX e taxa do antifraude. Segue uma explicação sobre cada uma delas.
MDR: é uma cobrança administrativa da bandeira, dividida entre todos os entes dos meios de pagamento. A taxa é cobrada em porcentagem no momento em que uma transação é aprovada. Exemplo: em uma transação de 100 reais, se o MDR é 3%, você recebe líquido 97 reais. Para saber mais sobre a nota fiscal de MDR, clique aqui.
Taxa de boleto: é cobrada sobre cada boleto conciliado, ou seja, quando o comprador paga o boleto. Se um boleto não for pago e continuar aguardando pagamento, ele não terá qualquer custo. É possível, também, dependendo do acordo realizado com o comercial, que seja feita a cobrança dessa taxa por boleto emitido. Para saber mais sobre a nota fiscal de boleto, clique aqui.
Taxa de gateway: é cobrada em cima de cada transação de cartão que muda seu status para pago. Essa cobrança ocorre de forma mensal, ou seja, caso utilize o método de pagamento de cartão de crédito, no início do mês seguinte à aprovação das transações, receberá a cobrança em seu extrato referente as transações de cartão que foram processadas no mês anterior. Transações estornadas ou chargebacks também recebem a cobrança desta taxa. Para saber mais sobre a nota fiscal de gateway e antifraude, clique aqui.
Taxa de antifraude: é cobrada por cada análise que a ferramenta realiza, independente se a transação é aprovada ou recusada. Para saber mais sobre a taxa de antifraude, clique aqui.
Taxa de PIX: é cobrada por cada transação realizada nesta modalidade. Esta taxa é cobrada através de uma nota fiscal no mês posterior ao que a transação foi criada. Para saber mais, clique aqui.