Configurações | Alertas e comunicados emitidos pelo Pagar.me
O Pagar.me emite alguns comunicados sobre transações e movimentações da sua conta. Para solicitar o recebimento desses alertas no seu e-mail, basta solicitar a inclusão ao nosso atendimento.
Alerta de chargebacks recebidos
Chargeback é o cancelamento de uma transação através da relação banco e portador. Nesses casos o Pagar.me recebe a notificação do cancelamento, concilia a transação e faz a retirada dos valores para devolução ao banco. Clique aqui para saber mais sobre o chargeback.
Esse alerta é enviado para que a reapresentação da transação seja realizada. No alerta é descrito o motivo do chargeback e são dadas instruções para envio dos documentos de contestação. Clique aqui para entender melhor sobre a reapresentação.
Lembrete de chargeback
Esse alerta serve para lembrar sobre a reapresentação de uma transação. Quando o time responsável em processar os documentos da reapresentação não identifica o recebimento destes, o lembrete de chargeback é enviado.
Você também pode enviar os documentos da reapresentação respondendo este e-mail.
Boleto pago com valor menor
É possível que um boleto seja pago de forma errada pelo comprador. Se isso acontece, enviamos um alerta para te notificar sobre o pagamento, já que a transação não muda o status para “pago”.
Você pode perdoar o valor pago a menos, criar uma nova transação ou estornar os valores ao comprador. Clique aqui para saber mais sobre um boleto pago a menos.
Boleto pago mais de uma vez
Assim como um boleto pode ser pago a menos, o comprador pode pagar o boleto com um valor maior que o original. Nesses casos, também enviamos um alerta, já que a transação vai notificar o pagamento, mas não notifica a plataforma sobre o valor extra.
Para devolver o valor extra pago pelo boleto, basta solicitar um estorno parcial. Clique aqui para saber mais sobre o boleto pago em duplicidade e clique aqui para saber como estornar um boleto.
Falha de estorno de boleto
O estorno de boleto é uma transferência bancária. Ao enviar a requisição do estorno pro banco, o status da transação fica como “estorno pendente” até recebermos a confirmação do banco.
Essa resposta pode acontecer em até 24h e caso algum dos dados esteja errado ou inválido, o banco nos dá uma resposta negativa e acontece a falha do estorno.
No e-mail, notificamos o motivo da falha de transferência e repassamos o ID da transação em questão.
Aviso de saque não efetuado
Enviamos esse alerta quando identificamos falhas nas transferências bancárias. No conteúdo do e-mail informamos quando ocorreram as falhas e quais foram os motivos de recusa retornados pelo banco.
Alerta de transações suspeitas
É enviado ao notarmos o comportamento suspeito característico de ataques de cartão. Por padrão, as transações passam pelas análises da operadora de cartão e do antifraude mas ao perceber uma movimentação fora do comum, o alerta é enviado, funcionando como uma terceira camada de proteção para os sites.
Esse alerta notifica a transação suspeita e quantas tentativas o comprador realizou naquele período.
Aviso da bandeira (aviso de fraude)
Essa notificação é enviada pelas bandeiras dos cartões, quando o portador notifica sobre a perda, roubo ou clonagem do cartão. O procedimento padrão das bandeiras é notificar todas as adquirentes que realizaram transações daquele cartão nos últimos 30 dias, para que os vendedores possam confirmar as transações criadas com seus compradores.
Por isso, esse alerta não concretiza uma fraude, já que esse é um procedimento de segurança das bandeiras. Orientamos um contato com o comprador, para confirmar as informações do pedido, em caso de não reconhecimento pelo portador, o estorno sempre é o mais indicado.