Financeiro | Nota Fiscal sobre Boleto
A nota fiscal de serviço de boleto compreende todas as transações conciliadas dentro daquele mês. Ou seja, todos os boletos com status “pago” entram nessa cobrança, inclusive os boletos que possam ter sido estornados.
Para calcular o valor da nota, é necessário seguir o passo a passo abaixo:
Filtro 1 - Boletos Pagos:
1. Entrar em Transações.
2. Selecionar o período que corresponde à nota fiscal, ou seja, o mês anterior. Em “Mais filtros” selecionar a opção “Boleto” no filtro Forma de Pagamento e a opção “Pago” em Status da Transação:
Filtro 2 - Boletos Pagos e Estornados:
1. Entrar em Transações.
2. Selecionar o período que corresponde à nota fiscal, ou seja, o mês anterior. Em “Mais filtros” selecionar a opção “Boleto” no filtro Forma de Pagamento e as opções “Pago” e "Estornado" em Status da Transação:
Esse filtro vai retornar as transações com status "Pagas" que foram "Estornadas" naquele mês. Caso queira exportar um relatório com estes resultados basta clicar no botão "Exportar tabela" novamente.
Agora que já temos o número todas de boleto conciliados, você precisar calcular quantas transações foram no total e multiplicar pela sua Taxa de Boleto.
Você pode consultar a sua taxa de boleto a qualquer momento em sua Dashboard do Pagar.me, acessando Configurações -> Taxas e Serviços:
Se considerarmos que o filtro acima resultou 53 transações no total e o custo da taxa de boleto da empresa é R$3,60 faremos a seguinte conta:
3.60 x 53 = 183,60
Nessa empresa, a nota fiscal do mês de agosto vai ser no valor de R$183,60.