Financeiro | Nota Fiscal sobre MDR
O MDR é a taxa administrativa da bandeira, cobrada em todas as transações, de acordo com o seu parcelamento. Essa taxa está cadastrada em sua dashboard, na aba Configurações > Taxas e Serviços. Ela é uma taxa fixa da adquirente em nome de todos os entes da cadeia de pagamentos (emissor, bandeira, adquirente).
Dentro dessa taxa, é feita uma divisão da seguinte maneira:
- Taxa de intercâmbio (Interchange): parte do MDR paga ao Emissor. Cerca de 60% do MDR recolhido pelas adquirentes é repassada para os bancos emissores. O interchange varia de transação para transação de acordo com o ramo comercial, produto e tipo de transação (crédito a vista, parcelado ou débito)
- Fee da bandeira: parte do MDR paga para a Bandeira. O fee pago para as bandeiras está na ordem de 10% do MDR. Quanto maior é o grade do cartão (classic,platinum,gold,etc..), maior o fee cobrado pela bandeira para a adquirente
- Imposto (IR): é a parte do governo e é variável
Logo o MDR líquido é = MDR - interchange - Fee - IR.
A nota fiscal que enviamos condiz com a parte do MDR que fica com o Pagar.me pois é a parte que representa nossos serviços com os clientes. Por isso, essas notas são emitidas com um valor abaixo do que é cobrado de fato.
Por incluir muitas taxas variáveis em sua divisão, a nota de MDR não consegue ser conferida na dashboard, visto que cada transação vai ter uma divisão de valores diferente.
Para calcular o valor total que a empresa pagou de MDR, recomendamos a extração de um relatório no Extrato.
Ao lado esquerdo desta página, temos um filtro com período, para você personalizar o relatório. Logo abaixo deste filtro, está a opção “Exportar tabela”.
No relatório exportado, você tem uma coluna com a “taxa da operação”, conforme imagem:
Somando essa coluna, você vai ter de volta os valores totais de MDR daquele mês. O extrato da sua dashboard é um documento oficial do Pagar.me e você pode utiliza-lo em sua contabilidade.