Boletos | Tudo que você sempre quis saber
- Identificando um boleto emitido por nossa carteira
- O que acontece se meu cliente pagar o código de barras do boleto errado?
- Acompanhando as datas de conciliação de boletos
- Possíveis status de uma transação de boleto
- Estornando um pagamento de boleto
- Características gerais do boleto emitido com o Pagar.me
Identificando um boleto emitido por nossa carteira
O código de barras do boleto é o que indica para onde vai o valor. Como o pagador pode escolher digitar os números no momento da compra, é muito importante se certificar de que ele está correto, endereçando para a nossa conta bancária. Verifique no boleto e comprovante o seguinte conjunto de números:
- 237 – Banco Bradesco
- 1229 – Agência
- 0469 – Conta bancária
Se no comprovante estiver diferente do boleto que você consegue ver em em seu portal, busque por outro boleto pago pesquisando pelos dados desse cliente nos filtros da Dashboard, pois ele pode ter pago outra transação!
Caso o conjunto de números acima esteja diferente no comprovante, seu cliente não endereçou o dinheiro para o Pagar.me e deverá localizar para onde foi o dinheiro junto ao local onde efetuou o pagamento.
O que acontece se meu cliente pagar o código de barras do boleto errado?
Caso seu cliente pague o boleto utilizando um código de barras diferente do original, pedimos para que nos envie o ID da transação e o comprovante de pagamento, por meio do e-mail relacionamento@pagar.me.
Acompanhando as datas de conciliação de boletos
Para que o boleto apareça como “Pago” em sua Dashboard, o banco em que ele efetuou o pagamento nos envia um arquivo de conciliação desse valor uma vez ao dia, sempre em um dia útil, e nós o processamos durante a madrugada, no dia seguinte.
Por meio da tabela abaixo é possível acompanhar os dias de conciliação e pagamento dos boletos a partir da data de pagamento informada pelo seu cliente. O dia de “Pagamento do boleto” é quando seu cliente pagou, a “Conciliação Pagar.me” é quando a transação deve mudar de status para “Pago” e o “Pagamento Conta Pagar.me” é quando o valor fica disponível para que você realize o saque.
Se o prazo abaixo foi excedido é importante validar a real data de pagamento mediante o comprovante de pagamento do boleto que seu cliente precisa apresentar. Importante considerar o horário de pagamento, que deve ser feito em horário bancário (até às 18h). Após esse horário, é como se seu cliente tivesse pago o boleto no dia seguinte.
Levando isso em consideração vamos imaginar que o seu cliente pagou um boleto na segunda-feira às 11h. Neste cenário, a transação mudará de status para “Pago” na terça e o valor ficará disponível para você sacar na quarta-feira. Caso isso não aconteça, é só entrar em contato com o time de atendimento munido do comprovante de pagamento que conseguiremos te ajudar! ;)
Possíveis status de uma transação de boleto
Uma transação de boleto bancário pode ter os seguintes status:
- Recusado: geralmente, quando uma transação se encontra com esse status ocorreu algum erro de configuração e o boleto não foi emitido.
- Aguardando pagamento: o pagamento do valor total do boleto emitido está pendente.
- Pago: foi pago o valor integral do boleto.
- Estorno pendente: status intermediário entre “Pago” e “Estornado”. Quando o estorno ainda não foi processado pelo banco.
- Estornado: o valor total do boleto foi estornado para a conta do consumidor final.
Estornando um pagamento de boleto
É possível estornar um boleto através do Pagar.me. Esse estorno funcionará como uma transferência bancária ao comprador: você seleciona a conta bancária de devolução. Sendo feito até 15h, o valor é compensado no mesmo dia e, após às 15h, o estorno é realizado no próximo dia útil.
Enquanto o processo é feito, o status da transação ficará como Estorno pendente, já que, por ser uma transferência, precisamos enviar a solicitação ao banco e aguardar um retorno.
Em caso de estorno positivo, o status da transação será alterado para Estornado em caso de estorno total. Em casos de estorno parcial, o status da transação se mantém como Pago.
Ao estornar uma transação de boleto bancário, a taxa de boleto não é devolvida e, caso o banco não seja Bradesco, é cobrada a taxa de transferência.
Possíveis erros de estornos de boleto
- Genéricos (títulos devolvidos)
- Agência/conta inválida
- CPF/CNPJ inválido
Nesses casos, o status do boleto será alterado para Pago novamente caso o estorno falhe e o atendimento conseguirá identificar o motivo da recusa pelo banco.
Características gerais do boleto emitido com o Pagar.me
Por enquanto, temos somente uma carteira de boletos no Bradesco, que tem as seguintes características:
- Seu cliente consegue pagar pelo boleto mesmo após ele ter vencido;
- É possível alterar a data de vencimento de boleto no site do Bradesco neste link;
- Se seu cliente tiver DDA e não quiser pagar pelo boleto, ele não pode ser manualmente cancelado, mas sumirá do Internet Banking dele em 60 dias;
- Não realizamos protesto de boletos;
- Não é possível considerar juros, multas e descontos no boleto.
- O cliente consegue pagar um valor maior ou menor do que o valor da transação (não há trava de valor);