Central de Ajuda

PIX | Saiba mais sobre esse meio de pagamento

Como faço para habilitar o PIX em meu cadastro?

Antes de realizar a habilitação do PIX em sua conta, é necessário saber que a sua plataforma de e-commerce precisa ser compatível com a funcionalidade no Pagar.me. 

As plataformas que já estão integrando com o método de pagamento PIX no Pagar.me são:

Accon
 
Irroba
 
SM Places
 
AppCollaborative
 
iSET
 
SpiritShop
 
Betalabs
 
Live eCommerce
 
Tamppa
 
Big Fish
 
Loja Mestre
 
VNDA
 
Bizcommerce LojComm
 
VTEX
 
Braavo  Moovin
 
Wapstore
 
BW Commerce
 
NeoGest
 
Wbuy
 
Digital Manager Guru Novaoito
 
Xcommerce
 
Dooca Commerce N49 Yampi
E-completo Rocky e-Commerce
 
 
Flexy
 
Shoppub
 
 

Caso você utilize uma plataforma de desenvolvimento próprio, também é possível realizar a habilitação. 

Importante 1: o Pix precisa ser habilitado pelo Pagar.me, então se a sua plataforma é uma das citadas acima, procure nosso atendimento para solicitar a liberação do Pix no seu cadastro.
Importante 2: a habilitação do Pix pelo Pagar.me passa por uma validação interna e você só terá esse método de pagamento habilitado com a aprovação do time. O tempo médio de análise é de até 3 dias úteis. 


Sobre as funcionalidades:

Por ser um sistema instantâneo de pagamentos criado pelo Banco Central, o PIX é a mais uma forma de pagar e receber dinheiro utilizado pelo Pagar.me, além do boleto e cartão de crédito. Você pode acompanhar normalmente essas vendas pela sua Dashboard e a conciliação, por ser instantânea, fica disponível para saque na mesma hora. 
 

Mas eu vou conseguir realizar saque via PIX para a minha conta bancária?

Não. Por enquanto estamos trabalhando para disponibilizar o pagamento via PIX no seu e-commerce, mas a possibilidade de saque via PIX já está sendo estudada pelos nossos times.

Preciso registrar uma chave no Pagar.me?

Por enquanto, não utilizaremos as chaves que utilizam documento, telefone e e-mail. A chave que criamos aqui é do tipo aleatória, por meio de um QR Code dinâmico, que identifica uma transação específica da sua conta Pagar.me, mas não faz com que o dinheiro caia diretamente na sua conta bancária. 
 

Como funciona a liquidação no PIX?

Toda venda paga via PIX vai para o seu saldo disponível na mesma hora, e você já pode solicitar o saque assim como já faz normalmente.
 

Tenho um Marketplace. Como será o recebimento de meus clientes recebedores?

Em modelos Marketplace vai existir a divisão desse valor entre os recebedores de acordo com o que for informado na regra de split.
 

Como vejo minhas taxas de PIX no Pagar.me?

Você pode consultar as suas taxas a qualquer momento em sua Dashboard do Pagar.me, acessando o menu Configurações -> Taxas e Serviços:

 

Como vejo meu TID de Pix no Pagar.me?

Dentro do Histórico de Transações, você pode acessar seu Pix TID, logo abaixo do Transaction id:

 

Posso alterar o nome que aparece para meu cliente no PIX?

É possível realizar a alteração, porém apenas para os nomes que constam em seu cadastro CNPJ como Nome Fantasia ou Razão Social. Nomes que sejam diferentes destas duas informações não são aceitos pelo Pagar.me. Para realizar a alteração, basta entrar em contato com nosso time de Relacionamento
 

Comprador me disse que pagou, mas não encontro os valores. O que houve?

Em alguns casos, antes do dia 21/05/2022, o comprador podia visualizar a tela do PIX e, tendo acesso aos dados do Pagar.me, copiar estes dados para realizar a transferência. 

Desde o dia 21/05/2022, o Pagar.me não permite mais que isto ocorra. Ao tentar fazer a transferência diretamente ao Pagar.me, o comprador terá o dinheiro retornado à sua conta alguns minutos após a tentativa. 

Como é uma transferência para nossa conta, e não à sua, não conseguíamos realizar a ligação entre transação e pagamento, uma vez que este vínculo é gerado única e exclusivamente pelo código entregue ao comprador. 

Recomendamos conferir com o comprador o comprovante do pagamento para garantir que ele realizou da forma correta. Caso precise de alguma ajuda, é só entrar em contato com nosso time de Relacionamento. 
 

Como eu realizo um estorno?

Para estornar uma transação PIX, tudo o que você precisa fazer é logar na Dashboard, clicar em "Transações", buscar pela transação que deseja estornar, clicar sobre ela e, no canto direito superior, apertar o botão "Estornar". 

Após isto, será solicitado que você confirme o valor que deseja estornar, os dados do comprador e, caso esteja tudo certo, basta seguir com a operação.

A partir do dia 25/07/2022, será implementado um limitador de estorno de transações de PIX de até 10 tentativas sem sucesso. A partir da 11ª tentativa, você receberá o código de erro 429 (Rate Limit) na response da API e deverá aguardar um prazo identificado no campo Retry-After para tentar estornar novamente essa transação. 

Recomendamos que verifique o saldo disponível antes de realizar uma nova tentativa de estorno. 

 

RESUMO

🚩 Chave Pix: No Pagar.me só será aceita um tipo de chave: a Aleatória. Esse tipo de chave é formada por uma sequência de letras e números, como uma senha, sem a necessidade de usar nenhum dado pessoal. Essa chave será a identificação da sua conta dentro do Pagar.me, que permite ao pagador confirmar a identidade do recebedor, proporcionando uma experiência mais fácil e segura no pagamento de uma compra. A chave aleatória será criada pelo Pagar.me.
 

🚩 QR Code Dinâmico: As transações via Pix vão acontecer por meio de QR Codes e são dois os tipos: o estático e o dinâmico. No Pagar.me, utilizaremos apenas o QR Code Dinâmico. Ele é gerado uma única vez e fica inválido após a compra, da mesma forma que é feito com o código de barras de um boleto. A chave aleatória será usada diretamente no QR Code dinâmico.
 

🚩 Vendas por PIX: Vender utilizando Pix no Pagar.me funciona da mesma forma que em cartão e boleto: precisamos receber uma requisição com o método de pagamento Pix. Assim que registramos uma venda utilizando Pix, seguimos o fluxo de geração do QRcode dinâmico que será atrelado a essa venda e consequentemente atrelado a sua conta no Pagar.me.

Uma venda por Pix, assim como um boleto, precisa de uma execução do pagamento pelo lado do cliente final. Por esse motivo uma venda criada nesse modelo fica em um estado de "Aguardando Pagamento" até que tenhamos algum retorno do sistema Pix sobre a confirmação deste pagamento.


🚩 Recebimento: Toda venda paga entra no extrato de saldo disponível na mesma hora em que for conciliada. Em modelos marketplace vai existir a divisão desse valor entre os recebedores de acordo com o que for informado na regra de split.


🚩 Estorno: É possível realizar o estorno de vendas pagas por PIX em no máximo 90 dias da criação da transação e o valor estornado tem como destino a conta cadastrada no PIX que originou o pagamento. Igual ao estorno do cartão de crédito, basta entrar na Dashboard do Pagar.me, em Transações e clicar sobre a transação que vai ser estornada total ou parcialmente. 

Esse estorno vai gerar uma taxa de transferência no valor acordado em sua conta e você pode repassar a taxa para o comprador, se for de sua vontade. O mesmo vale para a taxa de PIX, que não é devolvida, como as taxas de cartão. 


Quer saber mais sobre o que é o PIX? Acesse o site do PIX no BACEN.

Tem uma plataforma de desenvolvimento próprio e quer usar o PIX? Ou ficou com alguma dúvida? Entre em contato com o nosso time de Relacionamento!

Esse artigo foi útil?