Descontinuidade do módulo Magento 1
Nesta página você encontra os principais pontos de dúvida sobre a descontinuação do módulo Magento 1.
Caso tenha qualquer questão que não seja respondida nos pontos abaixo, você também pode entrar em contato diretamente com nosso time de Relacionamento.
Quando o módulo Magento 1 será descontinuado?
A partir de 01/03/2022 o módulo Magento 1 deixará de ser oficial Pagar.me. A partir desta data, o módulo não estará mais disponível em nosso site oficial e também será retirado de nossa Documentação. Caso você continue integrado a ele e necessite de suporte em problemas relacionados à integração com a plataforma, como não estaremos mais disponíveis, direcionaremos os nossos esforços para suporte e desenvolvimento do novo módulo Magento 2.
O que quer dizer que o módulo Magento 1 não será mais oficial do Pagar.me?
Quando nos referimos a um módulo oficial Pagar.me, queremos dizer que nós nos responsabilizamos pela atualização, correção e suporte para todos que utilizam esse módulo. Com a descontinuidade do módulo, o Pagar.me transforma o módulo Magento 1 em um código externo à nossa empresa, não sendo mais o responsável por tais alterações e correções no mesmo.
Por que o Pagar.me irá parar de prestar suporte ao módulo Magento 1?
Pela segurança de nossos clientes. Com a descontinuidade do Magento 1 pela própria Adobe (empresa responsável pelo Magento), a plataforma se tornou um potencial risco à segurança de todos os E-commerces que utilizam essa tecnologia. Por causa disso, nós, como uma empresa de pagamentos, não podemos incentivar o uso dessa plataforma e, por isso, não recomendamos a utilização deste módulo para novos clientes.
É obrigtório realizar a migração do Magento 1 para outra plataforma como Magento 2, por exemplo?
Não é obrigatório! Mesmo após a descontinuidade de nosso módulo, seu E-commerce irá continuar funcionando na integração com o Pagar.me, a única diferença é que não iremos mais realizar atualizações no módulo e nosso time deixará de prestar suporte para correções relativas a ele.
Quais as recomendações se eu quiser continuar com o módulo Magento 1?
Não recomendamos continuar utilizando o Magento 1 em seu E-commerce. Como mencionado, este não é mais atualizado pela empresa responsável, tornando-o obsoleto em quesitos de funcionalidades e segurança. Porém, caso não possa fazer a migração para outra plataforma, é recomendado que mantenha um responsável técnico para garantir que sua loja não se torne vulnerável.
Meu negócio sofrerá perda de performance (vendas, conversão, etc) se eu decidir continuar integrado ao módulo Magento 1?
Não! O funcionamento atual do módulo não será afetado de nenhuma forma. A diferença é que a partir de 01/03/2022 você não estará mais utilizando um módulo oficial Pagar.me.
O Pagar.me irá prestar suporte se eu quiser migrar do módulo da Magento 1 para Magento 2?
O processo de migração entre plataformas deve ser realizado exclusivamente pela sua equipe de desenvolvimento. Por ser uma plataforma de código aberto, o Magento possui a característica de ser bastante customizável e, por este motivo, o processo de migração pode variar de loja a loja. Sendo assim, recomendamos que esse processo seja realizado pelos responsáveis técnicos de seu site.