Dashboard | Como identificar o motivo da falha em uma cobrança?
Uma cobrança pode falhar por diversos motivos, incluindo alguns que ajudam a evitar fraudes. Existem 3 motivos principais para a falha de um pagamento:
- Recusa do Banco Emissor;
- Recusa do Antifraude;
- Falhas gerais.
Você precisa tratar cada tipo de falha de cobrança de forma diferente. As falhas podem ser identificadas pelos status "Falha" e ao acessar o detalhe de uma cobrança na Dashboard do Pagar.me.
Para acessar os detalhes de uma cobrança, você precisa entrar no menu da dashboard e:
- Acessar "Vendas";
- Clicar em "Cobranças";
- Selecionar uma cobrança da listagem;
- Clicar em "Detalhes da cobrança".
Ao acessar a página de detalhes da cobrança, você pode visualizar um alerta na parte superior da cobrança com informações sobre o motivo da falha ou visualizar o histórico da cobrança para mais informações.
Recusa do Banco Emissor
Ao receber uma cobrança, o banco emissor do cartão do cliente decide se autoriza ou não a cobrança. Caso a cobrança não seja autorizada, ele envia a resposta para a adquirente, que nos repassa um código de retorno que será mostrado na dashboard.
Você pode identificar uma cobrança recusada pela adquirente/banco emissor em cobranças com status "Falha" e a última transação "Não autorizado".
Ao acessar os detalhes de uma cobrança recusada pelo emissor, você consegue visualizar as informações retornadas pela adquirente no alerta, através da parte superior da página ou no histórico de transações.
Os códigos de retorno podem variar de acordo com a adquirente. Aqui temos uma lista de códigos de recusa de cada adquirente:
Recusa do Antifraude
Quando uma cobrança é recusada pelo antifraude, é porque ela apresentou um ou mais padrões potencialmente suspeitos para o sistema de Antifraude. O antifraude realiza uma análise detalhada que utiliza os dados da cobrança para indicar se é uma tentativa de fraude ou não.
Você pode identificar uma cobrança recusada pelo Antifraude em cobranças com status Falha ou cancelado e a última transação Não autorizado ou cancelado.
Ao acessar o detalhes de uma cobrança recusada pelo Antifraude, você consegue visualizar as informações retornadas pela Antifraude no alerta na parte superior da página ou no histórico de transações.
Quando uma cobrança é rejeitada pelo sistema Antifraude, a adquirente retorna o código de retorno 0000, acompanhado da mensagem de transação aprovada. Esse código sugere que a transação foi inicialmente aprovada pelo banco emissor, porém não obteve êxito na verificação realizada pelo Antifraude.
Se você acredita que uma cobrança recusada pelo antifraude é, na verdade, uma cobrança legítima, recomendamos a leitura do artigo "Reprocessamento | Como reprocessar com e sem Antifraude".
Falhas Gerais
Em cenários nos quais a cobrança se encontra com o Status Falha e a última transação Falha, entramos em um cenário de falha geral.
Ao acessar o detalhes de uma cobrança com falha geral, você consegue visualizar as informações retornadas pela Pagar.me no alerta parte superior da página.
Se encontrar esse cenário, entre em contato com o nosso suporte para uma investigação detalhada sobre a causa da falha na cobrança.