Central de Ajuda

Recebimentos | Balanceamento de Saldo

O Balanceamento de Saldo é realizado em transações de cartões de crédito, débito ou boleto quando ocorrem Estornos ou Chargebacks e leva em consideração se naquele determinado dia o valor positivo a receber é suficiente para cobrir o valor negativo destes débitos.

Outras transações como PIX não entram no balanceamento, portanto, estornos deste grupo irão negativar o saldo disponível.

Segue um exemplo de como ocorre:

com_balanceamento_de_saldo.gif

O que acontece quando ocorre um Balanceamento de Saldo?

Quando ocorre um Balanceamento de Saldo é possível que um débito demore mais de 2 dias úteis para ser feito em sua conta.

Pois, quando você faz um Estorno ou recebe um Chargeback, ele entra como um valor negativo na agenda de pagamentos em D+2 dias úteis, mas, caso não haja valor positivo para cobrir, ele será reagendado para o dia útil seguinte.

Na sua relação com o comprador (portador do cartão), nada muda. Ele continua recebendo o estorno da mesma maneira, já que solicitamos a operação para a operadora do cartão imediatamente, como é feito hoje.

Os valores de todas as operações entram no de Balanceamento de Saldo?

Não. Apenas recebíveis de cartão de crédito, cartão de débito e antecipação, das bandeiras Visa, Mastercard, Hipercard, Elo, Diners, Amex, JCB, Discover e China Union Pay(incluindo private_label dessas bandeiras), assim como recebíveis de boletos. 

Lembrando: Transações de Pix não entram no Balanceamento de Saldo

A cobrança de Serviços de Gateway também não entra no balanceamento de saldo.

Isso significa que, mesmo que tenha valores de PIX disponíveis em seu saldo, o débito do Estorno ou Chargeback somente ocorrerá quando houver liquidação de cartão de crédito, cartão de débito, antecipação ou boletos.

Porque o Balanceamento de Saldo ocorre dessa forma?

No Pagar.me o Balanceamento de Saldo ocorre dessa forma desde o dia 08 de Fevereiro de 2021, dia em que ocorreu a mudança para adequar o modelo de liquidação à Circular nº 3.952, publicada pelo Banco Central do Brasil, em 27 de junho de 2019, referente ao registro de recebíveis.

Os recebíveis de boletos e crédito/débito de arranjo fechado foram inseridos no balanceamento de saldo no dia 13/08/2021.

Se você ainda ficou com alguma dúvida sobre o Balanceamento de Saldo, entre em contato com o nosso time de Relacionamento!

Esse artigo foi útil?