Central de Ajuda

Pluga | Como integrar o Pagar.me com uma planilha do Google Sheets

O que esta integração faz

Com esta integração você pode, a partir de uma nova linha inserida no Google Sheets realizar diversas ações no Pagar.me, como:

  • Gerar uma cobrança
  • Criar um cliente

ou

A cada pagamento criado, aprovado, recusado ou reembolsado no Pagar.me, inserir uma nova linha em uma planilha do Google Sheets. 

Requisitos 

  • Uma conta no Pagar.me;
  • Uma planilha no Google Sheets;
  • Uma conta na Pluga.

Criando uma integração entre Pagar.me (origem) e Google Sheets (destino)

  1. Crie uma nova planilha do Google Sheets e não insira nenhuma informação nela. Dê um nome para a planilha e a página em que os dados serão inseridos;
  2. Acesse a página de integração do Google Sheets com o Pagar.me na Pluga e escolha uma das automatizações.
  3. Após ter escolhido uma automatização, clique em “Fazer essa automatização”:
  4. Em seguida, você vai conectar a sua conta do Pagar.me e do Google Sheets para que a Pluga consiga integrar as duas ferramentas. Para isso, basta seguir os passos indicados no painel da Pluga.
  5. Agora que as contas já estão conectadas, é só clicar em “Continuar”.
  6. No passo seguinte, você terá a opção de criar filtros, podendo optar por enviar para planilha somente pedidos com determinado método de pagamento ou até mesmo pelo valor.Se não quiser usar nenhum filtro, tudo bem. Esses campos são opcionais. Para ir para o passo seguinte, é só clicar em “Continuar”.
  7. Depois de ter feito isso, você irá selecionar qual a planilha e a página que irão receber as informações do pedido.
  8. No último passo você irá selecionar quais informações da cobrança você quer levar para a planilha. Veja na imagem abaixo:Além de uma série de colunas já pré-definidas por nós (que você pode remover se não achar interessante), você pode acrescentar novas, precisando apenas nomear o cabeçalho da coluna (1º campo) e selecionando no 2º campo qual informação quer puxar do Pagar.me para essa coluna através do botão “+ inserir infos do Pagar.me”.
  9. Terminando a personalização desses campos é só clicar em “Finalizar automatização” no fim da página e pronto. Está criada a sua automatização

Caso tenha ficado com alguma dúvida, o time da Pluga estará à disposição para te ajudar. É só enviar um e-mail para suporte@pluga.co.

Criando uma integração entre Pagar.me (destino) e Google Sheets (origem)

  1. Acesse a página de integração do Google Sheets com o Pagar.me na Pluga e escolha uma das automatizações.
  2. Após ter escolhido uma automatização, clique em “Fazer essa automatização”:
  3. Em seguida, você vai conectar a sua conta do Pagar.me e do Google Sheets para que a Pluga consiga integrar as duas ferramentas. Para isso, basta seguir os passos indicados no painel da Pluga.
  4. Agora que as contas já estão conectadas, é só clicar em “Continuar”.
  5. Para esse passo você vai precisar criar e configurar a planilha que será utilizada nessa integração. Seguindo as seguintes instruções:
  6. Agora, você irá selecionar qual a planilha, aba da planilha e coluna de gatilho. A coluna gatilho é aquela que irá disparar essa automação. Ou seja, depois que ela for preenchida os robôs entenderão que toda a linha está completa (por isso sugerimos que selecione a última coluna a ser preenchida).
  7. No último passo você irá selecionar quais informações do Google Sheets constarão em cada campo do cadastro de cliente no Pagar.me. Para isso basta selecionar a coluna de cada informação. Veja na imagem abaixo:Além de uma série de colunas já pré-definidas por nós (que você pode remover se não achar interessante), você pode acrescentar novas, precisando apenas nomear o cabeçalho da coluna (1º campo) e selecionando no 2º campo qual informação quer puxar do Pagar.me.
  8. Terminando a personalização desses campos é só clicar em “Finalizar automatização” no fim da página e pronto. Está criada a sua automatização

Caso tenha ficado com alguma dúvida, o time da Pluga estará à disposição para te ajudar. É só enviar um e-mail para suporte@pluga.co.

Esse artigo foi útil?