Configurações | Autenticação em dois fatores
O que é uma autenticação em dois fatores?
O segundo fator de segurança garante que serão necessários 2 fatores únicos para efetuar o login. É um procedimento de segurança bastante comum e indicado para ser utilizado online.
- O primeiro fator de segurança é a senha que o usuário cadastrou no sistema;
- O segundo fator de segurança, no Pagar.me, pode ser autenticado pelo código enviado via token usando um app de autenticação ou por SMS.
Qual opção de autenticação em dois fatores é a mais segura?
Recomendamos a opção usando aplicativo autenticador. Isso porque os códigos são criados com base em uma chave de segurança (conhecida apenas por você e pelo servidor) e no horário. Esse algoritmo chama-se TOTP (Time-based One-Time Password).
Qual opção de autenticação em dois fatores posso ativar na Dashboard do Pagar.me?
Aqui no Pagar.me é possível realizar a autenticação de dois fatores através de um aplicativo autenticador, onde será possível gerar códigos temporários de verificação. Dois exemplos de aplicativos que você pode utilizar são o Google Authenticator ou o Authy.
Ou, ainda, é possível realizar a autenticação por SMS.
Você pode aumentar a segurança da sua conta Pagar.me seguindo as dicas abaixo:
- Senha: Evite usar a mesma senha para diversos serviços, quanto maior a senha melhor ela será e tente misturar números e símbolos junto com letras maiúsculas e minúsculas.
- Autenticação em dois fatores: Ative uma verificação de duas etapas, com isso você terá uma segunda verificação além da senha, evitando que alguém acesse sua conta no caso de ter a senha vazada.
Como ativar a autenticação em dois fatores?
Ao acessar o seu Dashboard, selecione os 3 pontos no canto inferior esquerdo, em seguida selecione "meu perfil" e após isso, a aba segurança. Lá você encontra a seção da autenticação em dois fatores, onde é possível ativar o segundo fator de segurança usando um aplicativo autenticador, como o Google Authenticator, ou por SMS:
No final da ativação, é extremamente importante guardar o código de recuperação em algum lugar seguro, para ser possível recuperar o seu acesso no caso de perda do dispositivo que recebe o token.
O que é o código de recuperação?
Ao finalizar a ativação da sua autenticação em dois fatores, será informado um código com 36 dígitos. Você deverá salvá-lo em algum lugar seguro. Com ele, caso você não tenha acesso ao dispositivo que recebe o código de segundo fator de autorização, será possível recuperar a sua conta. E sendo possível configurar de novo a autenticação de dois fatores após a recuperação.
Onde eu visualizo o código de recuperação?
Ao finalizar a configuração do segundo fator de autorização, será informado o código de recuperação. Você deverá guardá-lo em algum lugar seguro.
O que fazer no caso de perda do dispositivo que recebe o token?
Caso você perca o acesso ao dispositivo que recebe o código de autorização, você poderá efetuar a recuperação da sua conta com o código de recuperação que é informado no login.
No entanto, se perder o código de recuperação, será necessário entrar em contato com o atendimento do Pagar.me para efetuar a recuperação da sua conta.
Como alterar ou atualizar a minha autenticação em dois fatores?
Acessando o seu Perfil, na aba Segurança, é possível alterar e atualizar os seguintes itens:
- Atualizar o aplicativo autenticador
Para trocar o número do telefone será necessário desabilitar a autenticação de dois fatores e habilitar, novamente, com o novo número.